47 Municípios que utilizam sistema da RANG em SC tiveram nota superior à 7 no Programa Previne Brasil, sendo que destes, 35 tem nota superior a 8, e 2 obtiveram nota máxima.

Ver Case de Sucesso

Quais os benefícios para o cliente?

No ano de 2019 o Ministério da Saúde lançou a portaria que modifica o financiamento da saúde dos municípios. Nesta nova portaria, além das alterações que tratam do pagamento referente ao quantitativo de pessoas cadastradas no município denominada captação ponderada, também se atribuiu o pagamento por desempenho, que neste momento avalia os municípios levando em consideração 7 indicadores de saúde que compõe o Indicador Sintético Final – ISF. Deste modo quanto maior o IFS atingido pelo município, maior o repasse realizado ao município dentro do limite teto máximo que é quantificado pelo número de equipes.

Estes indicadores são verificados a cada 4 meses, atribuindo um novo ISF a cada avaliação, e são relacionados ao atendimento à gestante, diabéticos, hipertensos, cobertura de realização de citopatológico e cobertura vacinal de pólio e penta. Com isso os municípios precisam entender quais os cidadãos alvo dos indicadores e realizar o acompanhamento, busca ativa e atendimento destes.

Pensando nisso, a RANG desenvolveu relatórios inteligentes que acompanham em tempo real a meta do município e trazem informações do público a ser atingido, diagnosticando falhas nos registros, direcionando a busca ativa e facilitando o trabalho das equipes nos municípios.

Nossa ferramenta é conectada ao sistema e-SUS e faz as buscas em tempo real, demonstrando o que de fato vai ser enviado ao SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica), assim os profissionais conseguem prevenir problemas de produção e garantir um bom resultado com os indicadores.

No Quadrimestre 3 de 2021, atingimos a marca de 47 municípios no estado de Santa Catarina que conseguiu superar o ISF 7, sendo que destes, 35 superaram o ISF 8 e 2 deles atingiram a nota máxima. Dentre os 10 municípios com maior nota neste quadrimestre, 8 utilizam nossa plataforma e nosso suporte para uso do e-SUS.

“Ficamos felizes com essa conquista dos municípios, que é total mérito da equipe, pois o sistema apenas apresenta os dados e auxilia na tomada de decisão, a parte mais difícil ainda continua com os profissionais que precisam realizar a busca ativa e registrar de maneira adequada seus atendimentos. Claro que quando a equipe tem ferramentas de trabalho modernas e eficazes, a equipe consegue ter um melhor desempenho no seu trabalho” – Eleadro de Oliveira – Diretor de Implantações da Rang;

“O município ganha muito utilizando a plataforma e os serviços da RANG. Realizamos várias capacitações para aprimorar não só os registros dos indicadores mas também toda parte dos registros de atendimento, com isso, construímos uma base de dados fiel que nos permite tomar decisões com mais agilidade e confiança” – Maristela Valler – Secretária Municipal de Saúde do Município de Flor do Sertão – SC, município que atingiu nota máxima no previne Brasil no Quadrimestre 3 de 2021.

“Quando iniciamos os serviços de formação dos profissionais no município com a equipe da RANG, por mais que já utilizamos o sistema e-SUS a quase 6 anos, vimos que a reciclagem dos profissionais é primordial para melhorar não só os indicadores de saúde mais a utilização do sistema de modo geral. Nossa nota após as capacitações e o entendimento total do sistema dobrou em poco mais de dois meses” – Daiana Sirtoli – Gestora da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste – SC.

Quer ter sucesso na secreteria de saúde da sua cidade?

Entre em contato com nossa equipe.

Venha nos visitar ou solicite uma visita de demonstração, é gratuito e vai ser um prazer conhece-los.

Envie uma mensagem e agende uma reunião com um de nossos consultores.