Profissionais da Saúde Pública Brasileira: médicos, farmacêuticos
A importância da aferição de custos na Saúde Pública

A aderência de custos é um processo fundamental para a gestão eficiente da saúde. Por meio desse processo, as instituições de saúde podem compreender detalhadamente a composição de seus custos, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais assertivas.

Existem dois principais tipos de custos nas instituições de saúde: os custos por absorção, que incluem custos fixos e variáveis como mão de obra, materiais e serviços terceirizados; e os custos por atividades, como atendimento, administrativos e de apoio. Ao analisar esse contexto, os gestores podem definir preços mais competitivos e identificar áreas de desperdício.

Uma das metodologias de custeio mais utilizadas é o Custeio Baseado em Atividades (ABC), que identifica as atividades e atribui preços aos custos de produtos e serviços de acordo com o consumo da atividade. Essa ferramenta requer uma coleta de dados precisa, e um software de gestão pode acelerar o processo de tomada de decisão de maneira eficiente e precisa.

O sistema de gestão Rang Saúde é uma excelente opção para unidades de públicas ou hospitais. Além da integração com o E-SUS, o Rang Saúde permite a gestão de farmácias, laboratórios, unidades 24h, hospitais e consórcios, com visualização em tempo real dos custos e indicadores relevantes para a gestão.

Um exemplo comprovado de eficiência da Rang Saúde é a redução do desperdício de medicamentos. Essa melhoria, além de conseguir uma distribuição mais oportuna, fortalece o sistema de saúde pública. Ao integrar a Rang Saúde com a aferição de custos automatizada, os gestores podem identificar que os custos de atendimento a pacientes com doenças crônicas são muito altos e buscar alternativas para reduzir esses custos, como a prevenção e o controle dessas doenças.

Saiba mais sobre o Rang Saúde e como ele pode melhorar a gestão de custos na sua instituição de saúde aqui.

 

(Brand Content)

Compartilhe a postagem

Mais lidos

Receba as últimas tendências

Sugestões para gerenciar a mudança na Saúde