Profissionais da Saúde Pública Brasileira: médicos, farmacêuticos
A importância da aferição de custos


Aferição de custos é um processo fundamental para a gestão da saúde. Por meio dela, as instituições de saúde podem compreender de forma detalhadas a composição de seus custos, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais assertivas.

Sabe-se que existem dois tipos principais de custos nas instituições. Os custos por absorção, que incluem custos fixos e variáveis, como mão de obra, materiais e serviços terceirizados. Ao mesmo tempo, existem os custos por atividades, como atendimento, administrativas, entre outras de apoio. Ao analisar esse contexto, os gestores podem definir preços mais competitivos e analisar áreas de desperdício.

Uma das metodologias do custeio mais usual para isso é a Activity-Based Costing (ABC), que identifica as atividades e atribui preços aos custos de produtos e serviços de acordo com o consumo da atividade.
A ferramenta requer uma coleta de dados, por isso, é importante garantir que os dados necessários estejam disponíveis antes de iniciar o processo. Além disso, um software, além de colaborar com a visualização das informações, acelerará cada decisão de maneira eficiente e precisa.

O sistema de gestão Rang Saúde é uma boa oportunidade para unidades privadas ou públicas de saúde. A integração ao E-SUS é só uma das modalidades possíveis, pois ele não apenas integra-se a outros sistemas, como também permite a gestão de farmácias, laboratórios, unidades 24h, hospitais e consórcios, com a visualização em tempo real dos custos ou indicadores que precisam da atenção da gestão.

Um ganho comprovado da  eficiência, por exemplo, é a redução de desperdício de medicamentos. Essa melhoria, além de conseguir aferir uma distribuição mais oportuna, é capaz de fortalecer o sistema de saúde pública. Pois, na união entre o Rang Saúde e a aferição de custos automatizada, um gestor pode identificar que os custos de atendimento a pacientes com doenças crônicas são muito altos, e com essa informação pode buscar alternativas para reduzir os custos, com a prevenção ou controle dessas doenças.

Saiba mais do Rang Saúde aqui!

Compartilhe a postagem

Mais lidos

Receba as últimas tendências

Sugestões para gerenciar a mudança na Saúde