Quais são as etapas do Ciclo da Assistência Farmacêutica?

Imagem de farmacia pública com duas meninas trabalhando

Ciclo da Assistência Farmacêutica no SUS: tudo o que você precisa conhecer

O ciclo da assistência farmacêutica é um processo fundamental para garantir o acesso e o uso racional de medicamentos pela população.  O farmacêutico desempenha um papel-chave neste ciclo, atuando desde a seleção dos medicamentos até a dispensação e acompanhamento do paciente.

Quais são as etapas do Ciclo da Assistência farmacêutica?

Seleção

A seleção de medicamentos é realizada por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que escolhe os medicamentos com base em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, buscando assegurar a disponibilidade de medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos.  A seleção é feita com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e nos Protocolos Clínicos.

Programação

Nesta etapa, são estimadas as quantidades necessárias de medicamentos a serem adquiridos para suprir a demanda de serviços por determinado período de tempo.  A programação é feita com base no perfil epidemiológico, consumo histórico, capacidade de serviço instalada e fenômenos de sazonalidade.

Armazenamento

O armazenamento envolve procedimentos técnicos e administrativos para garantir as condições adequadas de recepção, conservação e controle de estoque dos medicamentos.  Aspectos importantes incluem a organização por nome genérico, lote e validade, e o controle diferenciado de medicamentos sujeitos a controle especial.

Distribuição

A distribuição é o processo de entrega dos medicamentos às unidades de saúde, que deve assegurar rapidez, segurança e eficiência no controle e informação.

Prescrição e Dispensação

A prescrição é o ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente, enquanto a dispensação é o ato profissional farmacêutico de proporcionar o(s) medicamento(s) em resposta à apresentação de uma receita.  Nesta etapa, o farmacêutico exerce a Atenção Farmacêutica, com funções como analisar a prescrição, identificar as necessidades do paciente e orientá-lo sobre o uso correto dos medicamentos.

Materiais Complementares:

Gestão da Assistência Farmacêutica: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/595/1/Modulo_4_unidade_3_revisado_novo.pdf

INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO ESTADUAL DO SUS 2023 – 2026: 

https://www.conass.org.br/guiainformacao/

Assistência Farmacêutica no SUS

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro7.pdf

 

Referências

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_15.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/horus

https://www.blogdoead.com.br/tag/cursos-de-pos-graduacao

Compartilhe a postagem

Mais lidos

Receba as últimas tendências

Sugestões para gerenciar a mudança na Saúde