Saúde pública: o que é e como funciona no Brasil?
Conheça e entenda mais sobre a saúde pública e sua funcionalidade no Brasil, que se tornou referência no mundo todo.
A saúde pública é conhecida por ser uma das áreas no ramo da medicina em que a responsabilidade organizacional e financeira fica por conta do Estado, garantindo que a população possa ter acesso à saúde física, social e mental. A diferença para a medicina tradicional está no foco comunitário geral, e não apenas em tratar doenças individualmente.
Sistema Único de Saúde (SUS)
No Brasil, a saúde pública é organizada, principalmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que foi criado pela Constituição Federal de 1988.
O SUS é baseado em três princípios, são eles:
Universalidade
Garante que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso aos serviços de saúde do SUS, sem discriminação. Todas as pessoas podem procurar por atendimento médico, vacinação, medicamentos, exames e demais serviços, sem custo.
Integralidade
Oferece um cuidado completo à saúde, abrangendo a prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. Podendo variar de uma campanha de vacinação, a atenção primária à saúde, entre outros. Além disso, envolve a articulação entre diferentes níveis de cuidado, garantido que o paciente receba o atendimento necessário em cada fase de seu tratamento, seja qual for.
Equidade
Dentro do SUS, existem três níveis de atenção à saúde:
Atenção primária: onde é realizado o primeiro contato do cidadão com o SUS. Inclui todos os serviços básicos, como consultas, vacinação, controle de doenças crônicas, acompanhamento de gestantes, e outros. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as equipes de Saúde da Família são as responsáveis por esses pontos, que visam um cuidado contínuo com os pacientes.
Atenção secundária: envolve a etapa de exames, consultas com especialistas e tratamentos específicos. Os hospitais de médio porte e os centros de especialidades são alguns dos exemplos de locais responsáveis para fornecer essa atenção.
Atenção terciária: contempla os atendimentos de alta complexidade, como internações em hospitais de referência, cirurgias, tratamentos oncológicos, e outros. Neste caso, os hospitais universitários e centros de referência são os principais atuantes, pois demandam equipes especializadas e tecnologia avançada.
Como é feito o financiamento?
O SUS é financiado por uma junção de recursos provenientes de contribuições sociais e impostos. O orçamento é gerido com a participação da União, estados e municípios de forma descentralizada. Por esse motivo, é possível adaptar as políticas de saúde conforme a localização, porém, desafios como desigualdade de recursos e má gestão dos fundos podem ocorrer.
Quais os desafios?
O subfinanciamento é um problema crônico no Sistema Único de Saúde, gerando longas filas de espera, falta de recursos e escassez de medicamentos, com frequência. Em áreas rurais e periferias, torna o acesso aos serviços de saúde ainda mais limitados e precários.
Hoje os desafios também se multiplicam quando não há a intervenção da tecnologia, que permite mais eficiência ao processo de gestão. Nesta perspectiva, nasce a Rang Saúde, um software de gestão de Saúde Pública que está simplificando os postos de saúde e hospitais públicos do país.
Conheça alguns benefícios do Sistema de Gestão Rang Saúde:
Automação de processos: Agendamentos, triagem e encaminhamentos são automatizados, liberando os profissionais de saúde para dedicar mais tempo ao cuidado individualizado dos pacientes.
Transparência e previsibilidade: O paciente tem acesso a informações claras sobre sua posição na fila de espera, reduzindo o estresse e aumentando a satisfação.
Redução de custos: A automatização de processos e a otimização de recursos resultam em uma gestão mais eficiente e redução de custos operacionais.
Gestão moderna: O software oferece ferramentas para uma gestão mais estratégica e baseada em dados, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.
Por fim, a saúde pública no Brasil, através do SUS, é uma conquista notável que garante o acesso à saúde para toda a população. Apesar de enfrentar frequentes desafios, continua sendo essencial na melhoria da qualidade de vida de todo o país. O SUS, é atualmente, um exemplo de como um sistema de saúde abrangente e inclusivo pode dar certo.
Saiba mais sobre o Rang Saúde aqui!
Referências
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/saude-publica-no-brasil